Alexandre keto
Alexandre keto
Street artist paulistano, Alexandre Keto teve os seus primeiros contatos com a cultura hip-hop em oficinas que aconteciam no bairro onde morava. Desde cedo virou um multiplicador e, por meio de projetos sociais, passou a espalhar essa cultura por diversos guetos mundo afora. Keto utiliza o trabalho artístico como uma ferramenta de transformação social, principalmente em países africanos, onde desenvolve projetos comunitários e de intercâmbio. Suas obras estão espalhadas por muitos cantos das periferias europeias e africanas.
www.alexandreketo.blogspot.com.br
x
Casa Mosquito
Casa Mosquito
São apenas nove quartos, todos com varanda e decoração única, com peças garimpadas em Paris, Rio e São Paulo, além de cadeiras assinadas por Sérgio Rodrigues e fotos de Emmanuelle Bernard. Cada ambiente tem um nome em homenagem a ícones da história do Rio, como Carmem Miranda, Pixinguinha e Madame Satã.
Seja qual for o ambiente, discrição, charme, bossa, elegância e estilo são as características desse endereço que ainda conta com piscina panorâmica que proporciona uma vista incrível do Rio de Janeiro e de todos os seus cartões-postais, incluindo, à noite, as luzes que iluminam as comunidades do Cantagalo, Pavão e Pavãozinho.
www.casamosquito.com
x
FERNANDA GUEDES
FERNANDA GUEDES
Fernanda Guedes é uma ilustradora conhecida do meio publicitário e editorial, tendo realizado trabalhos para Vogue, Claudia, Época, Marie Claire, Veja e algumas das principais agências de propaganda do Brasil, como África, Lew/Lara, J.W.Thompson, Neogama, Talent e Ogilvy, entre outras; para as editoras Ática, Cia. das Letras, Matrix, Melhoramentos, Panda, Planeta (Espanha), Publifolha e Senac; e também Dryzun, Francesca Romana, Globosat, PH Arcangeli, RBS, Rosset e Kibon. Nos últimos anos, realizou exposições individuais, como “Faces”, na Galeria Pop (2007), “I Love the Night Life”, no Vegas (2008), e “Matrioskas” na Pop (2009). Além disso, também criou a galeria virtual www.galeriamagenta.com.br
www.fernandaguedes.com.br
x
ETNIA POUSADA & BOUTIQUE
ETNIA POUSADA & BOUTIQUE
Inaugurada no réveillon de 2001/ 2002, está localizada no epicentro de Trancoso, o Quadrado, e fica a 80 km de Porto Seguro. Entre seus atributos reconhecidos internacionalmente pela crítica especializada, é apontada como destino por excelência para quem busca tranquilidade, sofisticação e, ao mesmo tempo, simplicidade.
Planejada e concebida para oferecer privacidade e relax, a pousada foi erguida em uma área de 7 mil metros quadrados. Um verdadeiro oásis no meio da mata que alia a beleza da natureza ao conforto de suas instalações e décor único com inspiração étnica (daí o nome do empreendimento). Nesse cenário, cada detalhe ou objeto exposto tem uma referência cultural que remete a diferentes povos e etnias. Isso pode ser facilmente observado tanto nos espaços sociais como nos oitos bangalôs. Todos eles – Cottage, Marrocos, Tribal, Mediterrâneo, Trancoso, Kyoto, Gipsy e Goa – refletem este estilo único de decoração temática.
www.etniabrasil.com.br
x
ProArte Galeria
ProArte Galeria
Uma família que respira arte. Essa é a melhor definição sobre a Galeria Proarte. Desde 1988 o patriarca da família, Miguel Felmanas, está à frente dos negócios da Proarte, cumprindo o objetivo de intermediar o comércio de obras de arte com preço justo e acessível a seus clientes. Essa tradição é marca registrada entre os mais de 10 mil clientes cadastrados. Há mais de 24 anos a Proarte realiza exposições, avaliações e leilões, além de contar com obras de artistas novos e aqueles já consagrados. A galeria também realiza leilões beneficentes anualmente. Com um acervo de quadros de pintores nacionais e estrangeiros, a galeria abriga obra de diferentes estilos, co mo acadêmicos, modernistas, concretistas e abstratos. Entre os nomes, DiCavalcanti, Alfredo Volpi, Portinari e Tomie Ohtake. Criteriosamente escolhidas pelos curadores da Proarte, todas as peças comercializadas na galeria passam por análise de origem.
www.proartegaleria.com.br
x
ISABELLE TUCHBAND
ISABELLE TUCHBAND
Artista plástica franco-brasileira, estudou a matéria na École Nationale Supérieure Des Arts Décoratifs, no Museu do Louvre, em Paris, entre 1986 e 1989. Com obras facilmente reconhecidas pelo uso da cor viva, em grande parte retratando mulheres, flores e mundos encantados, também se destaca em seu portfólio a utilização de técnicas de colagem na superfície da tela. Vasos e pratos de cerâmica também fazem parte das coleções da pintora.
www.isabelletuchband.com.br/
x
mozart guerra
mozart guerra
Impossível passar diante de um trabalho esculpido por Mozart Guerra e não permanecer com os olhos fixos um bom tempo. Há sempre uma imagem forte carregada por uma mensagem intrigante, uma crítica. E desde que começou a se dedicar à escultura foi assim. A técnica e os materiais utilizados são, praticamente, os mesmos: poliestireno (isopor) ou espuma de poliuretano expansiva para dar a forma. O que mudou foi a maneira de acabamento de cada peça. Saiu o papel pintado e entraram cordas coloridas. Guerra começou a expor, sem galerias, em feiras de arte que divulgavam artistas de forma independente em Paris, como a "Marché d'Art Contemporain de la Bastille" e "MAC 2000" - nesta última, recebeu o "Prix du Publique". Depois disso, foi descoberto por vários galeristas na França, Luxemburgo, Itália, Portugal, Canadá e Holanda. Participou, depois, de feiras como "Scope Basel 2012", na Suíça; "Art Paris 2011", no Grand Palais; "Art Elysées 2011", no Champs-Elysées; a representação do Brasil na exposição "Latitudes Terres d'Amazonie", que aconteceu no Hôtel de Ville de Paris, em 2007; e a parceria de três anos com o renomado designer japonês Yasumichi Morita em trabalhos realizados em Hong Kong, Tóquio e Osaka. Por seus trabalhos recebeu o prêmio francês "Coup de Coeur du Jury", do Salon National des Artistes Animaliers.
www.mozartguerra.org.br
x
instituto lívio abramo
instituto lívio abramo
O Instituto Livio Abramo é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo recuperar, preservar e difundir o acervo e a obra do artista. Em parceria com os herdeiros, a instituição foi criada em 2014 para gerenciar a coleção de trabalhos de Livio Abramo, composta por material que já se encontrava no Brasil, e para trazer parte do acervo documental que estava no Paraguai. Pertencem a esse conjunto não só gravuras, desenhos e aquarelas, mas também as matrizes das gravuras, muitos esboços, estudos, experiências com técnicas de gravação, caricaturas e charges dos jornais em que Livio Abramo trabalhou. Também há registros escritos por ele sobre a sua arte e sobre a pedagogia do ensino da xilogravura, que constituem um material único na compreensão do caminho percorrido pelo artista no seu processo criativo e como mestre formador.
x
HÔTEL BYBLOS
HÔTEL BYBLOS
Desde sua abertura, em 1967, o Byblos sintetiza, em único endereço, a elegância e a excelência do bem receber à francesa ao estilo de Saint-Tropez. A propriedade icônica – que se prepara para celebrar 50 anos em 2017 – é uma verdadeira lenda e, em seus domínios, tem-se a impressão de que o tempo tem um ritmo muito peculiar. À beira da piscina ou em algum de seus 91 quartos e suítes, em seus dois restaurantes (sendo que um deles, o Le Rivea, é orquestrado por Alain Ducasse) ou nas adegas Les Caves du Roy, a experiência de hospedar-se ou usufruir de seus serviços é memorável. Para onde quer que se olhe, a harmonia e o equilíbrio entre charme e história encontram seu ponto certo. E para maior conforto e bem-estar de seus hóspedes, o hotel ainda dispõe de um espaçoso spa que leva a assinatura da famosa marca Sisley.
www.byblos.com
x
CARLA COTTINI
CARLA COTTINI
Nascida em São Paulo e radicada na Europa, a soprano brasileira Carla Cottini optou pela ópera como carreira depois de participar de alguns musicais dirigidos por importantes nomes da cena musical, como Jorge Takla, Charles Randolph Wright e Richard Staford. A adaptação à opera foi um caminho natural para a artista, que, desde jovem, se dedicou a desenvolver seu talento para o canto. Hoje, Carla é mestre em Interpretação Operística pelo Conservatório Superior de Música Joaquín Rodrigo de Valencia, tendo participado de espetáculos de peso nas principais capitais do país.
x
CONTEMPO
galeria CONTEMPO
Depois de duas exposições de sucesso na ProArte Galeria, "A Contemporaniedade de Aklander", de Ruth Aklander, e "Continuar-me", de Isabelle Tuchband e Verena Matzen, Marina Felmanas, filha do proprietário da ProArte, Miguel Felmanas, em parceria com as irmãs Monica e Marcia resolveu ter um endereço próprio com o objetivo de expor obras mais contemporâneas e lançou, durante a Parte 2012, a Galeria Contempo na Vila Madalena. Seguindo o lema da Família Felmanas, "Com o tempo as amizades tornam-se verdadeiras, com o tempo as famílias crescem, com o tempo nossos sonhos viram realidade", o espaço reuniu, até 2015, nomes da arte contemporânea, novos ou consolidados, como Isabelle Tuchband.
www.galeriacontempo.com.br
x
DZT
DZT
O DZT – Deutsche Zentrale für Tourismus (Centro de Turismo Alemão) – é o organismo oficial de promoção da diversidade turística da Alemanha no exterior. Por meio de ações comerciais, de marketing e relacionamento, a entidade busca incrementar a entrada de turistas no país europeu e posicionar a Alemanha como um grande polo de turismo. Para tanto, o DZT promove workshops, ações comerciais, famtrips, presstrips, edita brochuras, elabora e alimenta um site com informações em português e mantém estreita parceria com os países que integram a Comissão Europeia de Turismo(CET), com os quais realiza ações conjuntas.
www.germany.travel
x
GAL OPPIDO
GAL OPPIDO
Fotógrafo ensaísta, Marco Aurélio Oppido é um nome marcante quando o assunto é fotografia aplicada às áreas de artes cênicas, expressão corporal e arquitetura. Expondo desde 1981, seus trabalhos integram acervos do Masp, MAM e MIS. Formado em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/USP), em 1975, Gal iniciou sua carreia aliando a fotografia ao desenho, fortalecendo-se, anos depois, como fotógrafo independente. Conhecido por seu trabalho extremamente autoral, ele explora a nudez, a efemeridade do tempo, a simbologia de materiais abandonados e a relação do homem com a matéria.
www.galoppido.com.br
x
GALERIES LAFAYETTE
GALERIES LAFAYETTE
Com 120 anos de tradição, a Galeries Lafayette foi inaugurada em 1894 no Boulevard Haussmann. Hoje, é uma marca de notoriedade mundial, sinônimo de estilo parisiense e de elegância à francesa. Primeira loja de departamentos da Europa e com 70.000 m2 em três edifícios, recebe, atualmente, cerca de 100.000 visitantes/dia. Internamente, são 15.000 m2 dedicados à moda, com 3.500 marcas renomadas. Marcas das mais acessíveis às grifes mais desejadas do universo fashion estão presentes na Galeries Lafayette, como Louis Vuitton, Chanel, Prada, Gucci, Burberry, Balenciaga, MiuMiu, M.A.C, Lancôme, Dior e Sisley. A todos os clientes, oferece serviços sob medida de alta qualidade, que inclui personalshoppers e atendentes que falam português, salões privativos, entrega de compras no hotel e orientação no serviço de reembolso de impostos (12%).
www.haussmann.galerieslafayette.com/pt-br/
x
sesc
sesc
A ação do Sesc - Serviço Social do Comércio - é fruto de um sólido projeto cultural e educativo que trouxe, desde sua criação pelo empresariado do comércio e serviços em 1946, a marca da inovação e da transformação social. Ao longo dos anos, o Sesc inovou ao introduzir novos modelos de ação cultural e sublinhou, na década de 1980, a educação como pressuposto para a transformação social. A concretização desse propósito se deu por uma intensa atuação no campo da cultura e suas diferentes manifestações, destinadas a todos os públicos, em diversas faixas etárias e estratos sociais. Isso não significa apenas oferecer uma grande diversidade de eventos, mas efetivamente contribuir para experiências mais duradouras e significativas. No Estado de São Paulo, o Sesc conta com uma rede de 36 unidades, em sua maioria centros culturais e desportivos. Oferece também atividades de turismo social, programas de saúde e de educação ambiental, programas especiais para crianças e terceira idade, além dos pioneiros Mesa Brasil Sesc São Paulo, de combate à fome e ao desperdício de alimentos, e Internet Livre, de inclusão digital. O Sesc desenvolve, assim, uma ação de educação informal e permanente com intuito de valorizar as pessoas ao estimular a autonomia pessoal, a interação e o contato com expressões e modos diversos de pensar, agir e sentir.
www.sescsp.org.br
x
LUCIANA ARAUJO
LUCIANA ARAUJO
Formada em Artes Plásticas pela Faap, esta paulistana apaixonada por Londres, cidade onde estudou ilustração na St. Martins College, despontou em 1998 com inúmeras exposições. Com traço certeiro para criar ícones que reproduzem o universo rock’n’roll em objetos de arte e moda, a artista teve vários de seus trabalhos, como serigrafias, gravuras, ilustrações, roupas e toy art, expostos em espaços, grifes e revistas conceituados, entre os quais se destacam Rojo, Vogue, MTV, Simples, Zupi, House of Palomino, Melissa e Plastik. Em sua trajetória, suas obras ficaram marcadas pela precisão, temática figurativa, estética melancólica e um quê de orientalismo.
x
VERENA MATZEN
VERENA MATZEN
Argentina de nascimento, mas brasileira de criação, Verena é especialista na criação de gravuras, retratos e painéis coloridos. Suas obras já viajaram o mundo, passando por países como França e Alemanha.
www.verenamatzen.com/
x
The Travel Corporation
The Travel Corporation
A The Travel Corporation é um grupo de marcas internacionais de viagens altamente bem-sucedido que surgiu a 90 anos na África do Sul. Hoje, já são mais de 30 empresas premiadas com atuação em 70 países. Essas marcas incluem hotéis de luxo, navios-boutique para cruzeiros fluviais, operadoras de turismo e outras atividades da indústria de viagens. Confira a seguir algumas das marcas da The Travel Corporation: Trafalgar, Contiki, Brendan Vacations, Insight Vacations, Red Carnation, Hotel Collection, AAT Kinkgs, Thompsons Africa, Busabout, Evan EvansTours e Uniworld River Cruise Collection.
www.travcorp.com.br
x
GOG
GOG
O Poeta do rap Nacional, em seus quase trinta anos de carreira, sempre defendeu a produção independente no hip hop. Inicialmente era B-boy. Sempre politizado. Militante incansável das “causas e das canções” que o comovem. Primeiro cantor de rap nacional a abrir o seu próprio selo e, por ele, produziu e lançou ótimos trabalhos seus e de outros importantes grupos do Distrito Federal e Entorno.
x
ANTONIO BOKEL
ANTONIO BOKEL
Artista plástico que possui trabalhos nas maiores coleções brasileiras, tais como a de Gilberto Chateubriand e BGA Investimentos, além de manter alguns trabalhos no acervo do MAM, museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, e do MAR museu de arte do Rio. Em 2015 foi um dos indicados ao prêmio PIPA. Em 2016 participou da exposição coletiva Point of View / site specific, nos jardins do Palácio da Pena, em Sintra, Portugal. Atualmente é representado pela galeria Mercedes Viegas, no Rio de Janeiro, galeria Matias Brotas em Vitória e AM galeria em Belo Horizonte.
www.antoniobokel.com.br/
x
nathalie decoster
Nathalie Decoster
O constante diálogo entre o tempo estoico e as fragilidades humanas no contemporâneo é a principal característica das obras autorais da escultora francesa Nathalie Decoster. Em sua trajetória artística e como investigadora das muitas possibilidades da arte das formas, Nathalie conquistou o olhar apurado e estético do chef Alain Ducasse durante uma exposição no hotel parisiense Plaza Athénée, em 2000. As linhas puras e arquitetônicas de suas obras podem ser encontradas em alguns dos estabelecimentos do premiado chef francês, como o L´Abbaye de la Celle, Ostapé Hotel e La Bastide de Moustiers.
www.nathaliedecoster.com
x
canal azul
CANAL AZUL
Há 20 anos no mercado audiovisual brasileiro, a produtora viabiliza projetos para cinema, televisão e internet sobre temas relacionados a meio ambiente, natureza, aventura, esporte, história e ciência. Ao longo de sua trajetória, a Canal Azul deu a volta ao mundo com Amir Klink, mergulhou em mares remotos com Lawrende Wahba, refez os caminhos de Che Guevara pela América Latina, cruzou a Amazônia e percorreu os caminhos de Levis Strauss rumo a tribos indígenas brasileiras. A produtora costuma contar com nomes importantes do audiovisual brasileiros em suas produções. Katia Lund, Hugo Giorgetti, Di Moretti e Haroldo Palo Jr. são alguns dos diretores que já trabalharam em parceria com a Canal Azul. Em seus 20 anos, a produtora já conta com mais de 50 obras em seu acervo, entre documentários, séries e programas realizados em parceria com os maiores grupos de Comunicação do Brasil e do mundo, como Globosat, ESPN, Discovery Channel, ZDF, 20Th Century Fox e National Geographic, entre outros. Além disso, as produções do Canal Azul mostraram os caminhos da exportação brasileira, documentaram o processo de geração e distribuição de renda no Brasil, falaram sobre a história da imigração japonesa no Brasil e discutiram arte contemporânea e música pop. A partir de 2009, a Canal Azul passou também a investir na produção audiovisual de programas cujo tema central é uma das paixões do brasileiro: o futebol. Desde então, já produziu trilogias para importantes times brasileiros como Corinthians, Palmeiras e Santos. A produtora também documentos a saga das Olimpíadas de 1968, realizados na Cidade do México e a série de 5 episódios exibida nos canais Nat Geo e Fox Sport , que conta a trajetória dos 100 anos da Seleção Brasileira de Futebol.
x
Casa Turquesa
Casa Turquesa
Localizado no centro histórico de Paraty, bem em frente ao cais do porto, que é um dos cartões-postais da cidade fluminense, o hotel-boutique Casa Turquesa foi inaugurada em maio de 2008 e alia charme, aconchego e modernidade na recepção a seus hóspedes. São apenas nove suítes, todas aconchegantes, confortáveis e com vista privilegiada, a partir de suas janelas, para as paisagens de Paraty. A baía, os famosos telhados coloniais, as montanhas e a cúpula da Igreja de Santa Rita - a construção religiosa mais antiga da cidade - são alguns dos cenários vizinhos da pousada. Com projeto de Renato Tavolaro, a Casa Turquesa recria a fachada de um antigo sobrado do século 18 destruído pelo fogo trinta anos atrás. A restauração foi feita com todo cuidado e preocupação em conservar a arquitetura colonial e oferecer o melhor a seus visitantes.
www.casaturquesa.com.br
x
EDITORA NEOTROPICA
EDITORA NEOTROPICA
A Editora Neotropica se vale de múltiplos meios para produzir conteúdo nas áreas de meio ambiente e história do Brasil. Livros, documentários, eventos e ebooks são os seus suportes. Ciência e cultura são os seus objetos de trabalho. A Editora Neotropica foi fundada em 2004 com o objetivo de desenvolver projetos destinados à difusão do conhecimento sobre os ecossistemas, a fauna e a flora do Brasil. Em 2008, ampliou sua área de atuação, tanto no que se refere aos temas publicados quanto às plataformas utilizadas. Foi criada a Neotropica Multimedia, divisão que em 2010 lançou o documentário interativo O Porto de Santos Navegando pela História. Hoje, a Neotropica acrescenta a publicação de ebooks à sua área de atuação e desenvolve, a partir deles, a produção de livros customizados.
x
Guest Urban
Guest Urban
Erguido num sobrado com cerca de 450m2, da década de 1960, conta com 14 suítes e se diferencia por propor aos hóspedes a oportunidade de viver como um local. O décor do espaço tem uma atmosfera industrial, com peças especialmente garimpadas, e suas suítes são denominadas como Ruas, Alamedas e Avenidas, conforme a metragem e localização dentro do hotel. Além disso, está localizado em um bairro efervescente, sempre tomado de festas, restaurantes, eventos, galerias de arte, grafismos e que, por si, representa um local que assume a tendência de ser ocupado por jovens das mais variadas tribos.
www.guesturbansp.com.br
x
MARGEM ENTRETENIMENTO
MARGEM ENTRETENIMENTO
A Margem Entretenimento atua na área de produção de eventos, prestação de serviços que envolva produção musical, logística cultural, marketing digital, desenvolvimento de projetos culturais e administração de carreiras artísticas. Ela foi formalizada em 2010 e, hoje, conta com a direção de seu fundador, Elton Oliveira e, também, de Paulo Duka. Entre os artistas que compõem o casting estão o rapper GOG, DJ Preto El, Sr. Gallo, Pianola Duo, Li Torres.
www.margementretenimento.com.br
x
Vila D'Este
Vila D'Este
O Vila d´este “handmade hospitality hotel”, endereço de Búzios (RJ) consagrado pela combinação de exclusividade, charme, bom serviço e localização privilegiada (Orla Bardot), é a tradução, concreta, de uma longa história de amor. Basta observar os cuidados com a decoração dos espaços comuns e dos 19 aconchegantes e confortáveis apartamentos. Em tudo se percebe o toque pessoal, que valoriza a simplicidade e o charme com muito encanto.
www.viladeste.eco.br
x
JOÃO FARKAS
JOão Farkas
João Paulo Farkas sempre esteve em contato com a fotografia. Após se graduar em Filosofia pela Universidade de São Paulo, mudou-se para Nova York, onde estudou no International Center of Photography e na School of Visual Arts. Foi fotógrafo correspondente das revistas Veja e IstoÉ e também trabalhou como editor de Fotografia. Ganhou o prêmio ABERJE e Bolsa Vitae de Artes/Fotografia. Seus trabalhos fazem parte de importantes acervos e museus brasileiros e integram o acervo do ICP (International Center of Photography). Em 2015, 16 imagens do fotógrafo passam a integrar o acervo da Maison Européenne de la Photographie, em Paris. No mesmo ano, lançou o livro “Amazônia Ocupada” (Edições Sesc / Editora Madalena), com uma grande exposição homônima.
x
luzes da cidade
LUZES DA CIDADE – GRUPO DE CINÉFILOS E PRODUTORES CULTURAIS
Entidade sem fins lucrativos que realiza mostras, debates, oficinas e festivais de cinema. Em 2014, produziu três mostras na Caixa Cultural do Rio de Janeiro: “O Personagem Homossexual no Cinema Brasileiro, Cinema, Globalização e Multiculturalismo” e “O Novo Cinema Chileno”. Em 2015, realizou a mostra “New Queer Cinema – Cinema, Sexualidade e Política” nas unidades da Caixa Cultural de São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Curitiba e Salvador.
www.luzesdacidade.art.br/
x
POR
ENG