específicos
> parcerias feitas para um projeto específico
período
> parcerias feitas para um tempo determinado
ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE MEDICINA
ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE MEDICINA (APM)
Fundada em 1930, a APM é uma entidade representativa dos médicos do Estado de São Paulo. Sem fins lucrativos, de utilidade pública e com cerca de 30 mil associados, tem o objetivo de identificar e enfrentar os grandes desafios da medicina na atualidade. Além do Música nos Hospitais, a APM apoia diversos programas culturais abertos ao público e gratuitos. São exposições de arte, palestra sobre história da arte, programas musicais que vão do erudito ao jazz, cinema com debates e para a terceira idade. Realizou as exposições itinerantes “Além da Pele, A Beleza da Alma e da Família” e “Hiroshima e Nagasaki: Um Agosto para Nunca Esquecer!”. Oferece, ainda, encontros de lazer e cultura, escola de artes, biblioteca, pinacoteca e Museu de História da Medicina.
x
Boca do céu
Boca do céu
O Encontro Internacional Boca do Céu de Contadores de Histórias é um evento bienal que promove um espaço de reflexão, criação e ação cultural, focalizando a arte da palavra, que se move continuamente através da História e das diversas culturas humanas na forma de narrativas orais. A função principal desse Encontro é propiciar diferentes situações de contato com a arte da narração que possam inspirar ações educativas, culturais, sociais e estéticas ressaltando a importância das narrativas no mundo de hoje.
O evento é estruturado a partir da Abordagem Triangular para o Ensino e Aprendizagem da Arte, elaborado por Ana Mãe Barbosa. Isso significa, antes de mais nada, que a Arte Narrativa é considerada como fenômeno das culturas humanas que ocupa um lugar ao lado das Artes Visuais, Teatro, Música, Dança e artes midiáticas e multilinguísticas contemporâneas. Por isso possibilita formação artística e estética, de modo equivalente às outras artes.
x
Angélica Pedroso
Angélica Pedroso
De janeiro de 2011 a dezembro de 2013
A artista plástica Angélica Pedroso impressiona pela força e pela gama de cores que imprime em seus trabalhos. Com temas que refletem a divindade dos orixás, figuras apaixonadas e sedutoras, corsários elegantes, arlequins e mulheres de olhar profundo e perturbador. Angélica nos apresenta um universo de fino traço. A artista voltou ao Brasil após longa temporada na Europa, principalmente na Alemanha e França, onde realizou diversas exposições.
x
AORI PRODUÇÕES CULTURAIS
AORI PRODUÇÕES CULTURAIS
De janeiro de 2009 a dezembro de 2014
A Aori é uma empresa que realiza projetos culturais e sociais para empresas públicas e privadas em diversas áreas: meio ambiente, agronegócios, teatro, música, culinária & gastronomia e expressões culturais brasileiras, entre outros. Seus produtos culturais primam pela alta qualidade, sofisticação e pelo esmero na produção - quase que artesanal - para diversas mídias e formatos, como livros temáticos, livros de arte, livros técnicos profissionais, livros de experiências empresariais, exposições fotográficas, projetos de inclusão social e digital, websites, peças teatrais, shows e outras possibilidades que possam ser exploradas de acordo com as necessidades do cliente ou do próprio projeto.
x
LIBRE
Primavera dos Livros - LIBRE
Criada em 2002, a Liga Brasileira de Editoras (Libre) é uma rede independente que trabalha, fundamentalmente, para fomentar a cooperação e a interatividade entre editores brasileiros. Além de zelar pelo fortalecimento e pela defesa de políticas éticas no mercado editorial do País, busca ferramentas práticas para preservar a bibliodiversidade. Atualmente com 90 associados, a Libre aposta na consolidação de uma rede colaborativa entre as editoras independentes como forma de defesa do setor e do avanço diante da força de investimentos de grande monta, vindos da formação de conglomerados internacionais.
x
Editora Ficções
Editora Ficções
FICÇÕES é o novo selo editorial do editor e escritor Alonso Alvarez, criador e fundador da antiga livraria artepaubrasil, que, entre outras iniciativas pioneiras, inaugurou a primeira livraria noturna em São Paulo, 1989, integrada com Café (o tradicional Café do Bexiga). Como artista gráfico, conquistou o Prêmio Jabuti (1991) e o Prêmio de Artes Gráficas (1990), com a coleção ptyx, melhor produção editorial. Autor do livro juvenil “O encanto da lua nova”, premiado com o selo Altamente Recomendável - FNLIJ, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, e selecionado para o catálogo 43rd Bologna Children's Book Fair 2006. Entre vários eventos literários que participou, destaca-se o Artes e Ofícios da Poesia, MASP, quando conseguiu trazer pela primeira vez, para um evento público, o poeta Manoel de Barros, até então recluso. Este evento ganhou o APCA de melhor evento literário do ano. O nome da editora Ficções – inspirado no livro Ficciones, de Jorge Luis Borges –, se encanta com um pensamento de Fernando Pessoa: “A literatura é uma confissão de que a vida não basta”. Ficções é uma editora voltada para todo tipo de ficção: romance, conto, crônica, infantil, juvenil e poesia. Seu catálogo também contemplará livros de arte, teatro, biografia e ensaio.
x
BEACHCOMBER HOTELS
BEACHCOMBER HOTELS
Empresa pioneira e líder do setor hoteleiro de excelência das Ilhas Maurício (Oceano Índico), a Beachcomber Hotels inaugurou seu primeiro hotel em 1952, em Curepipe. Atualmente, é responsável pelo gerenciamento dos melhores hotéis da região, onde também mantém um hotel de luxo nas Ilhas Seychelles. Estes estabelecimentos são referência de qualidade nas proximidades da costa africana, o que faz com que o conceito de gestão e os serviços propostos há 60 anos seja uma marca mundialmente reconhecida. Integram a coleção das Ilhas Maurício: Royal Palm, Dinarobin Hotel Golf & Spa, Paradis Hotel & Golf Club, Trou aux Biches Resort & Spa, Shandrani Resort & Spa, Le Victoria, Le Canonnier e Le Mauricia (no futuro, Domaine de l’Harmonie). Nas Ilhas Seychelles, Sainte Anne Resort & Spa; e, no Marrocos, The Royal Palm Marrakech.
x
BELMOND LTD
BELMOND LTD
Belmond Ltd. é uma excepcional coleção internacional de hotéis e experiências de viagem de luxo em alguns dos destinos mais inspiradores e enriquecedores do mundo. Estabelecida há quase 40 anos com a aquisição do Belmond Hotel Cipriani, em Veneza, a empresa é proprietária e operadora de 44 hotéis, trens e cruzeiros fluviais únicos em muitos dos destinos mais celebrados do globo. De patrimônios nacionais a resorts intimistas, a coleção inclui o Belmond Grand Hotel Europe, em São Petersburgo; Belmond Copacabana Palace, no Rio de Janeiro; Belmond Maroma Resort & Spa, na Riviera Maia; e o Belmond El Encanto, em Santa Bárbara. Além desses icônicos endereços, a Belmond também abrange safáris, seis trens turísticos de luxo - incluindo o Venice Simplon-Orient-Express -, três cruzeiros fluviais e o ‘21’, um dos mais famosos restaurantes de Nova York.
x
EDITORA COSMOS
x
INSTITUTO GUSTAVO ROSA
GUSTAVO ROSA
O Instituto Gustavo Rosa pesquisa, resgata, preserva, cataloga e divulga a obra de Gustavo Rosa (1946-2013). O projeto, concebido a partir de um sonho almejado pelo artista, um importante desenhista, pintor, gravador, designer e escultor paulistano de reconhecimento internacional, é administrado pelo seu irmão, Roberto Rosa.
x
CAMILA DO ROSÁRIO
CAMILA DO ROSÁRIO
De janeiro a dezembro de 2012
É com referências regionalistas e de moda que Camila do Rosário mostra - em trabalhos cheios de cor e feitos sob a precisão fina do traço - porque passou de estrela em ascensão para uma das promessas da arte plástica brasileira. A artista é vista como um dos grandes nomes da ilustração no Brasil. Camila venceu o Primeiro Concurso de Ilustração de Moda, organizado pelo Instituto Europeo di Design de Barcelona (IED) e pela versão espanhola da revista Marie Claire. De lá pra cá, seu talento vem ganhando crescente notoriedade. Em 2009, entrou para o hall dos artistas da Urban Arts.
x
CLÃ DO JABUTI
x
Árvores Vivas
Instituto Árvores Vivas
(FESTIVAL CULTIVAR)
A missão do Árvores Vivas é sensibilizar os moradores de grandes centros urbanos em relação a preservação das árvores e da natureza em praças, parques e caminhos do dia a dia. Sempre utilizando informações históricas, culturais e científicas de forma muito acessível e criativa, as principais atividades organizadas pela instituição consistem em mapeamento e roteiros de árvores e vegetação para empresas, sítios, hotéis, escolas e grupos abertos; produtos ecológicos e presentes personalizados, como mudas e sementes para ocasiões especiais; oficinas técnicas, artísticas e de integração para empresas, clubes e aniversários; e consultoria e paisagismo que privilegia espécies nativas em calçadas, casas, condomínios, sítios, hotéis e empresas. A instituição é coordenada pela designer para a sustentabilidade, Juliana Gatti, e o especialista em ecologia de florestas tropicais, aves e interações mutualísticas, Sandro Von Matter.
x
LADODALUA
LADODALUA
O grupo Ladodalua foi formado na região paulista do ABC e é fruto de um projeto delineado pelo percussionista Dalua com o objetivo de fazer música genuinamente brasileira temperada com diferentes sonoridades. Ao longo de mais de vinte anos integrando bandas de artistas consagrados ou da nova geração da MPB, o músico se destaca por sua originalidade e performance, cheia de brilho e criatividade, que faz dele um dos grandes representantes da percussão do Brasil. O grupo promove uma simbiose de influências trazidas da capoeira e de outros ritmos, que, juntos, produzem elementos sonoros das mais variadas origens. Uma união social de influências, repertório, bom gosto e sonoridade.em da Arte, elaborado por Ana Mãe Barbosa. Isso significa, antes de mais nada, que a Arte Narrativa é considerada como fenômeno das culturas humanas que ocupa um lugar ao lado das Artes Visuais, Teatro, Música, Dança e artes midiáticas e multilinguísticas contemporâneas. Por isso possibilita formação artística e estética, de modo equivalente às outras artes.
x
edições sesc
Edições SESC-SP
De janeiro de 2012 a dezembro de 2014
Segmento editorial do Sesc, as publicações das Edições Sesc SP são pensadas e construídas em um longo processo de maturação e discussão, justamente por estarem envolvidas em projetos de largo alcance. A editora, reconhecidamente uma importante referência em publicações culturais no país, tem, em seu catálogo, publicações nas áreas de cultura, artes, esportes, ciências sociais, educação, filosofia, terceira idade e história. Muitos desses trabalhos articulam-se em diversas mídias para atender aos anseios de um público interessado em informações plurais que podem vir de diferentes recursos multimídia, integrando texto, áudio e vídeo. Seu projeto gráfico, muitas vezes arrojado e experimental, constitui-se também em um campo para a criação.
x
HOTEL SAINT MICHEL
HOTEL SAINT MICHEL
Localizado em Monte Verde, sul de Minas Gerais, o hotel tem por característica se manter fiel ao propósito de oferecer a seus hóspedes condições para um pleno relax físico e mental. Distante apenas a 800 metros do centro de Monte Verde, o hotel conta com completa infra-estrutura. Todos os apartamentos e chalés do hotel dispõem de lareira, som ambiente, frigobar, TV por assinatura, canal de DVD, hidromassagem (em algumas suítes) e calefação (no inverno). Nas áreas comuns, os hóspedes têm à disposição piscinas externa e interna aquecida, sauna, sala de leitura, academia, brinquedoteca, american bar, salão de TV e estacionamento.
x
Mixbrand
MIX BRAND EXPERIENCE
Giffoni Film Festival
O GFF tem suas raízes no sul da Itália, cidade de Giffoni Valle Piana. Sua primeira edição ocorreu em 1971 e durante sua trajetória abrigou jovens de mais de 54 países. A partir do ano 2000 foi instituída a rede Giffoni World Alliance, pela qual se permitiu expandir o evento para várias localidades. Esta rede tem como principal característica a capacidade de adaptação às novas culturas e realidades, criando pontes imprescindíveis para o sucesso do festival.
A cada edição do Giffoni Film Festival uma nova temática é proposta. A última realizada em território italiano trouxe “Felicidade” como palavra chave. É importante lembrar que, anualmente, mais de 3 mil estudantes participam do festival.
x
EPS
MOZARTEUM
(FESTIVAL MÚSICA EM TRANCOSO)
O Festival Música em Trancoso surgiu em 2012 como fruto do sonho de quatro amigos. Sabine Lovatelli, Reinold Geiger, Carlos Eduardo Régis Bittencourt e François Valentiny desejavam realizar um evento que reunisse jovens músicos e profissionais consagrados e, ao mesmo tempo, colaborasse para promover as belezas naturais da região e estimulasse seu desenvolvimento econômico. Com direção artística do Mozarteum Brasileiro, já passaram pelo evento mais de 34 mil espectadores e 300 músicos subiram ao palco, reunindo intérpretes de reconhecimento internacional de música erudita e popular do Brasil e de várias partes do mundo, além de orquestras jovens brasileiras. Com duas plateias (uma coberta e outra ao ar livre, com mais de 1.000 lugares cada), o Teatro L’Occitane também abriga variadas atividades culturais e socioeducativas, transformando-se num centro permanente de produção e disseminação cultural. Seu anexo, o Facilities, dispõe de salas de ensaio e aulas, bar, salas de reunião e toaletes.
www.musicaemtrancoso.org.br/
x
IBAGEN
IBAGEN
O Instituto Brasileiro de Apoio aos Portadores de Genodermatoses - IBAGEN é uma associação sem fins lucrativos, de duração por tempo indeterminado, criada em 2013 por empreendedores sociais.
Combater o preconceito, procurar elevar a qualidade de vida de crianças e adolescentes portadoras de genodermatoses e incentivar, junto aos órgãos competentes, a investigação científica e a implementação das medidas que se destinam ao tratamento das doenças congênitas da pele.
x
Perseu abramo
Editora Fundação Perseu Abramo
De janeiro de 2010 a dezembro de 2013
A Fundação Perseu Abramo (FPA) foi criada em 1996 pelo Partido dos Trabalhadores para desenvolver projetos de caráter político-cultural. Nesse contexto, em 1997 foi criada a Editora Fundação Perseu Abramo, a fim de colaborar, de forma pluralista e democrática, com o debate político e cultural no Brasil por meio de uma produção intelectual de qualidade que contempla não somente autores ligados ao PT, mas, também, autores independentes sem vínculo partidário cujas obras trazem uma reflexão crítica sobre a realidade e a cultura brasileira e a história recente do País. Com mais de 150 títulos em seu catálogo, sua linha editorial de publicações é amplamente utilizada por pesquisadores, estudantes, professores, lideranças políticas de movimentos sociais e culturais, além de agentes ligados ao debate cultural.
x
MINA CULTURAL
MINA CULTURAL
Produtora cultural cuja proposta é incrementar o acesso aos bens culturais por meio da criação, planejamento e execução de projetos de alta qualidade com foco em artistas, ações socioeducacionais, meio ambiente e entretenimento. A Mina Cultural parte do pressuposto de que difundir arte é um processo de democratização.
x
Ski Golf Fair
MOINHOTUR
(SKI & GOLF FAIR)
Ski & Golf Fair é uma feira voltada aos agentes e operadores de viagem que atuam neste segmento de turismo voltado aos praticantes destas modalidades esportivas. O evento promove, em paralelo, um torneio de golfe, o qual conta com golfistas profissionais e amadores. De acordo com a empresária Ondina Becker, idealizadora da Ski & Golf Fair, a capacitação de agentes e operadores tem por objetivo permitir a esses profissionais um contato direto com os melhores fornecedores de serviços (instituições governamentais, resorts, empresas aéreas e marítimas etc), para que possam escolher e mostrar a seus clientes os melhores produtos do mercado para golfe e esqui, nicho do segmento dos esportes de luxo que atrai cada vez mais seguidores no Brasil e movimenta, anualmente, milhares de dólares em todo o mundo.
x
Mountain Lodges Of Peru
Mountain Lodges Of Peru
Parte integrante do Mountain Lodges of Peru, grupo reconhecido por sua criatividade nas programações turísticas multiativas, que unem imersão cultural à atividade física, Lares Adventure oferece autenticidade cultural e acesso a localidades remotas, com excelentes serviços caracterizados pelo luxo e estilo. Com lodges confortáveis que se integram à natureza, localizados na cidade de Lamay e na comunidade rural de Huacahuasi, a empresa oferece programas de caminhadas de intensidade variada com saída de Cusco e duração de cinco a sete dias com término em Machu Picchu. A Mountain Lodges of Peru trabalha em parceria com a comunidade de Huacahuasi. Os terrenos ainda pertencem aos nativos, que ficam com uma margem de 25% das receitas dos lodges.
x
INSTITUTO BACCARELLI
INSTITUTO BACCARELLI
O Instituto Baccarelli é uma associação civil sem fins lucrativos (ONG) que tem por missão oferecer formação musical e artística de excelência, proporcionando desenvolvimento pessoal e criando a oportunidade de profissionalização com foco em crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social que, atualmente, somam 1300 alunos. Localizada em Heliópolis, comunidade da Zona Sul de São Paulo, a entidade gerencia os programas: Coral da Gente, de iniciação e aperfeiçoamento em canto coral com técnicas de expressão cênica; Orquestra do Amanhã, de iniciação e aprimoramento em estudo de instrumentos; e Sinfônica Heliópolis, de prática orquestral, além de apresentações em espaços de renome, como Sala São Paulo e MASP, atingindo públicos distintos.
www.institutobaccarelli.org.br
x
Noé Klabin
Noé Klabin
Artista plástico com pegada surrealista. Suas obras remetem a um mundo de questionamentos, no qual se colocam reflexões sobre a formação da identidade, os sonhos, os delírios e os assombros que permeiam a vida. O artista, que tem formação de designer e também é músico, mostra uma assinatura expressiva em seus desenhos, assemblages e esculturas/objetos com personagens lúdicos de um universo fantástico próprio.
x
raso da catarina
Raso da Catarina
É uma organização de interesse público voltada à pesquisa e à divulgação das manifestações artísticas que propõe o debate e a defesa da diversidade cultural junto à sociedade civil, imprimindo, sempre, seu gênero multicultural e transmitindo ao público parte do rico e expressivo universo do teatro, do circo e das culturas populares; desenvolve projetos em parceria com o Escritório Modelo da PUC-SP, na Comunidade do Moinho, onde, desde o início do ano de 2010, implementou o Ponto de Cultura "A Vida é o Moinho"; realizou a I Mostra Mangue Cultural, no bairro da Vila Madalena, em São Paulo; promoveu o projeto “Circo para Todos”, na Escola Maximiliano, além de trabalhos de pesquisa e criação para diversos espetáculos.
x
QUALITOURS
QUALITOURS
Atuando no segmento de cruzeiros marítimos e fluviais há mais de 30 anos, a Qualitours, comandada por Ilya Hirsch, é sinônimo da síntese dos desejos de exclusividade. Com foco no segmento de navios de luxo e premium, navios- boutique e de médio porte, busca a excelência e o bom gosto de passageiros experientes em cruzeiros. Com roteiros não-convencionais nos cinco continentes, a empresa destaca-se pela profissionalização dos agentes de viagens, que traduzem as expectativas do passageiro para cada ocasião. A elaboração dos roteiros de viagem privilegia por ambientes elegantes, suítes confortáveis e culinária assinada pelos grandes mestres internacionais da gastronomia.
x
nversos
NVERSOS
De outubro de 2013 a abril de 2014
Criada em 2011, em São Paulo, a nVersos Editora surgiu para explorar novos processos e segmentos de produção de conhecimento não alinhados ao mercado convencional, além de divulgar a pluralidade. Segundo seus fundadores, Julio César Batista e Raimundo Araújo Gama, nessa sua proposta de atuar à luz de uma “literatura do desvio” a empresa dirige seu foco tanto para os textos tradicionais como para os resultantes de distintas convergências. Ao contemplar este universo, a nVersos não apenas valoriza, mas também leva ao mercado uma linha editorial sem fronteiras e sem abordagens preestabelecidas. Graças a esse largo espectro de busca e identificação de autores com as mais diversas propostas, a editora reafirma, constantemente, sua disposição de participar da formação de um imaginário capaz de contribuir para a compreensão da complexidade do mundo contemporâneo a partir de diferentes análises e leituras.
x
RODRIGO SÁ
RODRIGO SÁ
Nascido na energia da capoeira e criado sob um turbilhão de influências artísticas, o cantor, compositor e percussionista Rodrigo Sá faz parte da nova geração de músicos que experimenta distintas linguagens sem perder a referência nem o respeito ao que é tradicional, raiz e popular. Em suas andanças pelo mundo, Sá tornou-se um instrumento de difusão cultural, um multiplicador da cultura brasileira. Em 2010, lançou o disco “Patrimônio Nacional”, com produção musical de Alexandre Basa (Wallbangaz da Holanda, Black Alien, Turbo Trio). O álbum é carregado da marca sonora registrada do artista: música pop conceitual em total fusão com a capoeira e ritmos de percussão, com pequena brisa de luau e clima praiano.
x
SAVANNAH LIMA
SAVANNAH LIMA
A cantora e compositora Savannah é a nova voz que desponta no cenário musical da música negra e alternativa de Salvador. Suas composições têm repertório diversificado, com canções no estilo Samba, Black Music, Black Soul, além de seu trabalho autoral. Ela já dividiu o palco com artistas como Margareth Menezes, Daniela Mercury, Mariene de Castro, Carlinhos Brown, Paula Lima, entre outros destaques da música brasileira.
Antes de iniciar a carreira solo em 2013, Savannah liderava os vocais da banda feminina Didá desde 2009. Com ela excursionou por diversas cidades e também para a República Dominicana. Em 2012, ao lado de músicos como Amadeu Alves e Rodrigo Sestreem, Savannah percorreu o Brasil com o espetáculo Guerreiro, do Circo Picolino. Em 2014 e 2015, liderou o Afoxé Filhas de Gandhy – primeiro Afoxé feminino do Brasil, na celebração dos seus 35 Carnavais. Em 2015, iniciou circuitos de música negra e samba de São Paulo, dividindo palco com grandes nomes, como Arlindo Cruz.
x
PRAÇA VICTOR CIVITA
PRAÇA VICTOR CIVITA
De janeiro de 2012 a dezembro de 2015
Espaço público único em São Paulo, a Praça Victor Civita foi construída em uma área antes degradada que oferece ao público, gratuitamente, lazer e ampla programação cultural, esportiva e de educação ambiental. Com projeto arquitetônico inovador e soluções de última geração em construção sustentável, a Praça dispõe de palco e arquibancada para 400 pessoas, além de diversos equipamentos de infraestrutura . O prédio do antigo incinerador de Pinheiros também foi recuperado e reaberto como espaço de exposições e eventos. Antes gerida pela Associação Amigos da Praça Victor Civita (AAPVC),a administração da Praça foi entregue à Prefeitura de São Paulo em janeiro de 2016.
x
TEN YAD
TEN YAD
De fevereiro a dezembro de 2015
Com mais de 20 anos de existência, o Ten Yad (“estender a mão em hebraico”) é uma das mais celebradas instituições brasileiras voltadas ao combate à fome e ao resgate da dignidade humana. Servindo mais de 680 mil refeições completas ao ano e distribuindo mais de 700 mil quilos de alimentos preparados para consumo, o Ten Yad promove sete programas de segurança alimentar, oito programas de inclusão social e mantém duas parcerias governamentais, uma com a Prefeitura de S. Paulo com o Programa de Segurança Alimentar Domiciliar para Idosos e outra com o Governo do Estado de S. Paulo, administrando a unidade do Restaurante Popular Bom Prato na Rua 25 de Março. Já foi agraciado com vários prêmios, como o BEM EFICIENTE, da Kanitz Associados, Prêmio Betinho, Prêmio de Cidadania 2005 e é a única instituição voltada à alimentação a possuir o ISSO:9001.
x
SILVIA MARIA
SILVIA MARIA
Silvia Maria é uma das vozes mais potentes dos anos 60 e 70 do século passado. Seu primeiro LP, "Porte de Rainha", lançado em 1973, foi eleito, pela imprensa especializada, como um dos dez melhores daquele ano. Também naquele mesmo ano iniciou sua parceria com Baden Powell, que culminou com uma temporada em São Paulo e excursões pelo Brasil e exterior. Com o Zimbo Trio, Silvia fez diversas apresentações pelo Brasil e exterior. Apresentou-se ao lado de Edu Lobo, Chico Buarque, Francis Hime, Toquinho, Raul de Souza, Sebastião Tapajós, Billy Blanco, Paulinho da Viola e Milton Nascimento, de quem gravou "Bodas" para o filme "Os Deuses e os Mortos", dirigido por Ruy Guerra. O álbum "Ave Rara", produzido pelo DJ Zé Pedro, marcou seu retorno aos palcos.
x
SURAMA CAGGIANO
SURAMA CAGGIANO
Artista paulistana com longa passagem pela Bahia, Surama Caggiano utiliza material reciclado para criar imagens comoventes e instigantes da cultura afro-brasileira. Em “Mulheres Africanas”, sua primeira exposição individual, reuniu CDs e materiais reciclados para desenvolver um novo tipo de mosaico. Inspirada em suas origens, nas belezas das formas e das cores da mulher africana, Surama representa, em suas peças, a união da africanidade com a brasilidade. Em peças de tamanho natural com cerca de 1,80m de altura, a artista explora materiais diversificados como CDs, cascos de palmeiras e elementos cenográficos não mais utilizados, aliando arte e sustentabilidade por meio de um olhar sereno e curioso ao mesmo tempo sobre a vida.
x
HOTEL BEDFORD (PARIS)
HOTEL BEDFORD (PARIS)
De abril de 2008 a março de 2009
Com uma longa história de amor com o Brasil e presença de ilustres brasileiros, o aristocrático Hôtel Bedford, em Paris, já recebeu de Dom Pedro II, que morou nesse elegante endereço da capital francesa até morrer e o compositor Villa-Lobos, além de artistas da atualidade. O Bedford mantém, ao longo dos séculos, um especial carinho pelo público brasileiro. Localizado no coração do oitavo arrondissement e próximo à Place de la Madeleine, mantém uma clientela fiel à arte de bem receber. Elegância, refinamento e tranquilidade. Um endereço perfeito paraos hóspedes que gostam de ser recebidos pela família Berrut e seus dedicados funcionários e que apreciam, sobretudo, a harmonia entre conforto e tradição.
x
RAIL EUROPE
RAIL EUROPE
De outubro de 2007 a dezembro de 2008
A Rail Europe é uma joint venture com sede em Paris formada pelas companhias que representam os trens franceses e os suíços (SNCF & SBB), que tem por finalidade comercializar os produtos de trens nos mercados estrangeiros. A Rail Europe não vende diretamente ao consumidor final. A empresa coordena a atividade de 84 agentes gerais de vendas (GSAs) em todo o mundo e trabalham com o Euronet, um sistema exclusivo de reservas. A sinergia entre os acionistas franceses e suíços com outros países e parceiros faz com que a Rail Europe seja o maior distribuidor de bilhetes de trem no mundo todo. Além dos trens franceses e suíços, a Rail Europe comercializa bilhetes na Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Noruega, Portugal, Espanha, Grã-Bretanha e Suécia. A empresa ainda oferece uma seleção de passes europeus, passes nacionais e regionais, bilhetes ponto a ponto, trens de alta velocidade em vários países da Europa, trens noturnos com tarifas especiais e bilhetes com descontos para estudantes e seniors, além de opções ferroviárias de luxo.
x
Travel Week
Travel Week
Identificar novos caminhos no mercado de viagens de alto padrão foi o norte para a criação da Travelweek São Paulo. Em suas edições, a feira busca reunir em um único espaço as mais incríveis possibilidades de inspiração e tendências do setor. Criada pela empresária Carolina Perez, o conceito primordial do evento é proporcionar visibilidade e networking entre profissionais qualificados do trade. A Travelweek São Paulo é realizada no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, e ao longo dos seus quatro dias de duração reúne fornecedores internacionais e consultores de viagens top premium de vários Estados brasileiros e de países da América Latina, Europa, África e Ásia. Juntos, representam um volume de negócios importante e promovem intercâmbio cultural, relacionamento e oportunidades sólidas de negócios. Desde a sua primeira edição, a Travelweek São Paulo insere o Brasil no calendário mundial dos principais eventos de viagens de alto padrão, criando uma grande vitrine de experiências singulares para um público exigente e apaixonado.
x
WAGNER MERIJE
WAGNER MERIJE
Produtor, compositor, sound designer e realizador audiovisual, as produções de Merije podem ser ouvidas no Brasil e no exterior, em CDs autorais, coletâneas, documentários, DVDs, trilhas de TV e dança. Na música, lançou os discos autorais "Coletivo Universal" (2004), "Peopleware" (2009), "Se Você Perder a Voz" (2011), "Suprasensorial" (2012) e o DVD "Coletivo Universal ao Vivo na Paulista" (2008-2010, selo Itaú Cultural) Participou, ainda, das coletâneas internacionais "Smoking Brasil Deluxe" (2008, selo ST2), "New Brazilian Music" (2007, selo BM&A) e "Delicadencia" (2007, selo sambafrique). Entre os trabalhos audiovisuais de Merije com maior destaque, "Sweet São Paulo", "Peopleware", "Coragem", "Sambampler" e o documentário "Beyond Ipanema".
x
ZARELLA NETO
ZARELLA NETO
Fotógrafo profissional, Zarella Neto tem em seu currículo dois Leões de Bronze, conquistados no Festival de Cannes. Acostumado com a linguagem publicitária, o artista trilha, há algum tempo, um caminho autoral. Instalado em um galpão antigo na região central de São Paulo, Zarella procura, constantemente, manter-se próximo da realidade que o cerca. Sua câmera retrata desde cenários, pessoas e histórias cotidianas que poderiam se perder. Estes elementos se tornam matéria-prima para pesquisa de seu trabalho. Trabalhou no jornal Folha de São Paulo durante oito anos, onde foi office-boy, auxiliar de redação, diagramador e fotógrafo freelancer. Além disso, atuou sete anos como assistente de grandes fotógrafos brasileiros, como Thelma Vilas Boas, Luiz Crispino e Mauricio Nahas.
x
TEATRO PÂNDEGA
Grupo Pândega - Três Velhas
O Teatro Pândega, companhia fundada em 2010 por Maria Alice Vergueiro, Fábio Furtado e Luciano Chirolli, foi o primeiro grupo a encenar "As Três Velhas". A peça une os históricos de Maria Alice e Jodorowsky, ambos da mesma geração e com grande atuação no teatro de vanguarda. Além disso, o espetáculo retomou a parceria de Luciano Chirolli. O encontro, consagrado pelo sucesso da peça "No Alvo" (1996), do dramaturgo austríaco Thomas Bernhard, rendeu à Maria Alice os prêmios Shell e Mambembe de Melhor Atriz e a Chirolli, as indicações aos prêmios Shell de Melhor Diretor e Sharp de Melhor Espetáculo. Maria Alice também reencontrou Pascoal da Conceição no palco, seu ex-colega dos tempos do Teatro Oficina.
x
WAGNER PINTO
WAGNER PINTO
Gaúcho radicado em São Paulo, Wagner Pinto imprime uma espiritualidade frenética de cores ritmada por pinceladas que parecem escapar da tela. Autor de um trabalho contemporâneo que mescla desenho e pintura, suas obras se caracterizam por camadas de linhas que formam imagens de cores intensas e contrastantes, símbolos e grafismos abstratos que denotam força em movimento. Desde 2010 passou a ser representado pela Galeria Zipper, do marchand Fábio Cimino.
x
HOTELS & PREFERENCE
HOTELS & PREFERENCE
Junho de 2009
Sinônimo de elegância e tradição, a cadeia Hotels & Preference foi fundada em 2000, na França. Reúne 130 dos mais aclamados hotéis e resorts independentes, que estão espalhados em distintas regiões do planeta. Mescla perfeita harmonia de modernidade e tradição. Os endereços têm em comum o denominado "luxury à la française", em que contemporaneidade e savoir-vivre exprimem um estilo de vida único. Seja em uma bucólica montanha, em uma praia digna de miragem ou até mesmo no coração de uma metrópole, o conceito Preference, mais do que um selo de prestígio, é garantia de uma estada inesquecível com serviços de alta qualidade e gastronomia irrepreensível.
x
AZURLINGUA
AZURLINGUA
De outubro 2007 a junho 2010
Situada no coração de Nice, na região da Riviera Francesa e funcionando desde 1990, a escola Azurlingua possui uma sólida experiência no ensino do francês para estrangeiros e é reconhecida pelo seu programa de aperfeiçoamento de professores de francês. A escola também oferece cursos com vocabulário focado nas áreas de negócios e turismo e prima pela qualidade de seus serviços: ensino pedagógico, acomodação, lazer, assistência. Para completar, possui parceria com a Sorbonne e a escola Accord Langue, de Paris. Em 2007, a Azurlingua foi considerada uma das três melhores escolas do ensino da língua francesa e recebeu o selo FLE do Ministério das Comunicações do país.
x
FRANÇATUR
FRANÇATUR
De outubro de 2007 a março de 2011
A Françatur é uma operadora de turismo especializada no destino Europa, com escritórios comerciais no Rio de Janeiro e São Paulo. A empresa prima pela qualidade de seu atendimento e diversidade de ofertas. Os produtos oferecidos são abrangentes, com roteiros pré-programados, bem como programas sob medida que atendem aos anseios de clientes mais exigentes e que prezam por sua privacidade. Os roteiros podem ser a lazer, como viagens de lua de mel e festas de final de ano; ou a trabalho, como participação em feiras segmentadas, viagens de incentivo, e organização de seminários. Entre suas principais ofertas, pacotes para o segmento religioso na França, Itália, Espanha e Portugal, ilhas francesas, Grécia, roteiros fluviais e de bicicleta pela Europa e programas de esqui.
x
COMISSÃO EUROPEIA DE TURISMO
COMISSÃO EUROPEIA
DE TURISMO - CET
Abril a dezembro de 2011
A Comissão Europeia de Turismo (CET) é uma organização sem fins lucrativos, foi fundada em 1948, com sede em Bruxelas, na Bélgica. Atualmente, tendo como objetivo promover destinos turísticos com foco em diferentes atrativos, como patrimônio cultural, arquitetura, design, gastronomia e meio ambiente. Atuante no Brasil desde 1983.
x
AECID
AECID
Centro Cultural da Espanha
em São Paulo
De janeiro a dezembro de 2009
Ligada ao Ministério de Assuntos Exteriores e de Cooperação da Espanha, a Agência Estatal de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) é responsável pela concepção, execução e gestão dos projetos e programas de cooperação para o desenvolvimento. O trabalho do Centro Cultural da Espanha em São Paulo (CCE-SP) vai além da promoção da cultura espanhola no Brasil. É focado no desenvolvimento de iniciativas cujo objetivo é agregar diferentes atores ibero-americanos em assuntos de interesse comum entre as culturas. Trata-se, portanto, de fomentar o encontro de experiências e recursos para apoiar espaços de reflexão, intercâmbio e diálogo e, assim, apoiar a produção artística e cultural e o seu papel como fator de desenvolvimento.
x
GOETHE INSTITUT
GOETHE INSTITUT
De setembro de 2009 e abril de 2011
Fundado em 1951, o Goethe-Institut está presente em 83 países de todos os continentes. Desde 1957 em São Paulo, o Goethe-Institut é a sede da instituição na América Latina, de onde são coordenados 13 institutos em oito países. Promover o ensino do idioma alemão, fornecer informações atuais sobre a política, a cultura e a sociedade alemã e fomentar o intercâmbio cultural entre Brasil e Alemanha - por meio de sua programação cultural - são os alicerces da atuação do Goethe-Institut em São Paulo. Para cumprir seu objetivo, a instituição conta com três departamentos: Projetos e Programação Cultural, Setor Pedagógico e Biblioteca e Informação.
www.goethe.de/saopaul
x
UNICHEM
UNICHEM
Dezembro de 2009
Atuando há mais de 15 anos no fornecimento de matérias-primas para o setor cosmético e farmacêutico, a Unichem é expert em atendimento e desenvolvimento de novos projetos com foco nas inovações no mercado. Com um laboratório moderno e bem equipado - um dos seus grandes diferenciais é o trabalho constante em pesquisa de novas matérias-primas -, a empresa tem, entre seus clientes, nomes como Avon, Natura, Boticário e Johnson & Johnson, Contém 1 gr e L´Occitane. Preocupada com as questões de manutenção do meio ambiente, a Unichem tem em seu portfólio matérias-primas autorizadas pela ECOCERT, um selo de qualidade europeu que atesta que a empresa segue os padrões internacionais para cosméticos ecológicos e orgânicos.
x
IEA
INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS
(CARTOGRAFIA DE DIREITOS HUMANOS DE SÃO PAULO)
Agosto a novembro de 2014
“Cartografia de Direitos Humanos de São Paulo” é um projeto proposto pela Cátedra UNESCO de Educação para a Paz, Direitos Humanos Democracia e Tolerância, sediada no Instituto de Estudos Avançados, em parceria com o Centro Universitário Maria Antônia da Universidade de São Paulo. Por meio de diversas linguagens artísticas, a iniciativa busca estimular a sociedade a entender o significado dos direitos humanos e, ao mesmo, tempo conhecer a história das lutas e das conquistas por direitos humanos que marcaram a cidade. Sob a coordenação da professora Rossana Rocha Reis, do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e com a coordenação executiva de Rafael Borsanelli, chefe da Divisão de Comunicação do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, o projeto tomou forma e traz em seu bojo uma metodologia que aproxima o público do assunto de maneira reflexiva. Para reunir as informações deste trabalho, está sendo lançado o site www.cartografiadh.iea.usp.br, com entrevistas em vídeo com jornalistas, militantes sociais e ativistas que vivenciaram a prática dos direitos humanos em São Paulo. O site traz, ainda, um mapeamento - a cartografia - de marcos espalhados pela metrópole que relembram e indicam os cenários associados à defesa dos direitos humanos. Nesse sentido, a cartografia mostra-se como uma importante ferramenta da plataforma digital. Dessa maneira, o público terá acesso a um conteúdo com referências que permitem conhecer o que são e quais são as histórias de luta pelos direitos na capital. O projeto foi contemplado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP no edital de Difusão e Intercâmbio Cultural e Científico 2013 e conta com apoio do Ministério Público Federal e da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Coordenação: Rossana Rocha Reis e coordenação-executiva: Rafael Borsanelli.
x
EDITORA MALAGUETA
EDITORA MALAGUETA
De janeiro a 2011 a junho de 2012
Em agosto de 2008, as paulistanas Laura Bacellar e Hanna Korich fizeram uma aposta inédita: criar uma editora que publicasse, exclusivamente, livros escritos por autoras lésbicas e para leitoras também homossexuais, porém com elegância e sem discriminação. Desde então, foram publicados títulos de diferentes autoras.
x
MAUREEN MIRANDA
MAUREEN MIRANDA
De outubro de 2007 a dezembro de 2011
Atriz há mais de uma década, a paranaense Maureen Miranda é uma daquelas artistas que têm criatividade e sensibilidade à flor da pele. É capaz de captar sonhos, pensamentos e comportamentos para transformá-los na mais bela das artes, seja nos palcos ou em folhas de papel. Com uma técnica que cria composições de cores suaves e traços românticos (bico de pena, canetinha com água, colagem e nanquim), seus desenhos passam uma mensagem que foge do lugar comum. Sempre lúdicos, vêm ora melancólico, naïve, engraçados ou cruéis. Aliam as inquietações do universo feminino com olhares, texturas e sacadas delicadas - delicadas, sim, mas sem perder a força.
x
CAROS AMIGOS
CAROS AMIGOS
Com viés crítico que foge de fórmulas óbvias, a montagem tem o seu vigor na interpretação dos atores e na simplicidade com que discute os efeitos da ditadura pós-golpe de 64 nas posturas políticas, sociais e culturais do País. A peça é fruto de três anos de intensa pesquisa. Carolina Rodrigues e Alexandre Piccini, co-autores eatores da peça, mergulharam em arquivos públicos e bibliotecas, selecionando documentos, jornais, livros, teses e biografias. Além do escasso material publicado, foi imprescindível conhecerem o olhar e a experiência de pessoas que viveram e lutaram na resistência ao regime autoritário. Construíram, assim, uma ficção que busca apropriar-se deste período, desvendar seus mitos, elucidar e questionar a história, incitando no espectador a consciência crítica.
www.filhadaanistia.blogspot.com
x
TAPA NA PANTERA NA ÍNTEGRA
TAPA NA PANTERA NA ÍNTEGRA
Uma autobiografia não-autorizada
Setembro e outubro de 2008
O livro “Tapa na Pantera na Integra” é um mergulho na história e nas percepções da intrigante e carismática atriz Maria Alice Vergueiro. O que se sabe sobre essa atriz? Antes de despontar na mídia nacional como a senhora moderna do vídeo "O Tapa na Pantera" - postado no You Tube em 2005 e, desde então, com mais de 5 milhões de acessos -, alguns a conheciam como uma das fundadoras do Grupo Teatro do Ornitorrinco, ao lado dos diretores de teatro Cacá Rosset e Luiz Roberto Galízia. Outros, porém, não tinham ideia de sua importância no cenário artístico e cultural brasileiro. O fato é que o livro, uma autobiografia não-autorizada lançada pela Ficções Editora, apresenta a trajetória e a visão divertida com a qual Maria Alice Vergueiro enxerga o mundo e a si própria.
x
CLUB TRANSATLÂNTICO
CLUB TRANSATLÂNTICO
De junho de 2010 a dezembro de 2012
O Club Transatlântico surgiu há 56 anos como um espaço para reunir os alemães que viviam no Brasil e seus familiares. Situado no bairro paulistano Chácara Santo Antonio, na zona sul, transformou-se num espaço de negócios, eventos culturais e artísticos. Dispõe, ainda, de dois restaurantes e um bar.
x
Accord
ACCORD ÉCOLE DE LANGUES
De outubro de 2007 a dezembro de 2012
Opera Garnier, a escola possui cursos para todos os níveis de conhecimento da língua, além de oferecer cursos segmentados para as áreas de Direito, Medicina e Economia. As salas de aulas da escola são espaçosas e bem equipadas. A Accord École de Langues trabalha com uma média de quinze alunos por sala, nunca ultrapassando quatro pessoas da mesma nacionalidade. Possui programas especiais, como aqueles que incluem cursos para toda a família, e programas com opções de estágio especializado. A Accord também mantém parceria com a escola Azurlingua, localizada na cidade de Nice, sul da França. Em 2007, foi considerada uma das três melhores escolas do ensino da língua francesa e recebeu o selo FLE do Ministério das Comunicações.
x
Casa do Saber
Casa do Saber
A Casa do Saber é um centro de debates e disseminação do conhecimento que se tornou referência no Brasil. Em um ambiente extra-acadêmico, o espaço apresenta cursos livres, palestras, debates e oficinas de estudo em diversas áreas do conhecimento, reunindo renomados professores e conferencistas. As palestras e os cursos, estes com duração de um a seis meses, buscam fornecer referenciais básicos da melhor qualidade em temas essenciais da cultura humana.
x
DMP
DMP PRODUÇÕES
A Dado Macedo Produções Artísticas surgiu em 1995 com a missão de promover iniciativas de resgate, preservação, divulgação e intercâmbio da cultura brasileira. Atua na área de criação, planejamento e execução de projetos culturais, além de interagir com o terceiro setor para oferecer ao mercado práticas voltadas à sustentabilidade, responsabilidade social e promover a inclusão social, direitos humanos e a cidadania. Também presta assessoria em leis de incentivo fiscal, com o objetivo de ajudar a ampliar onúmero de empresas e entidades que patrocinam cultura no Brasil por meio de um bureau que orienta os interessados a planejar suas ações no âmbito cultural. A Dado Macedo Edições surgiu para atender a demanda de publicações editoriais da própria produtora.
x
PRISMA
PRISMA
Produtora que atendia a conta dos shows promovidos pela SOCIEDADE DA CERVEJA, um movimento que reúne apaixonados pela bebida, a Sociedade da Cerveja desenvolve degustações e eventos culturais, além de iniciativas educativas e promocionais que têm por objetivo ampliar o conhecimento sobre o fermentado entre seus apreciadores. Um dos principais objetivos da Sociedade da Cerveja é disseminar a cultura, a história e promover o conhecimento sobre os tipos e variedades de cerveja existentes no mundo, seus ingredientes especiais, as formas de produção, os modos de servir, beber e harmonizar, buscando, sobretudo, compartilhar a paixão e o prazer no ato da degustação. Mais informações em www.sociedadedacerveja.com.br
x
EDITORA LARANJA ORIGINAL
EDITORA LARANJA ORIGINAL
A Editora Laranja Original nasceu de reuniões entre os escritores Filipe Moreau (também músico), Jayme Serva (também publicitário) e Miriam Homem de Mello (também fotógrafa). Inicialmente, estaria voltada não só à literatura, mas às diversas expressões de arte (em especial, a fotografia), pretendendo-se dar oportunidade a novos autores. Depois de quatro publicações em parceria com outras editoras, partiu-se para a formalização com a entrada do produtor cultural (também fotógrafo) Gabriel Mayor e da escritora (também produtora) Clara Baccarin. Foi quando a editora ganhou corpo e dinâmica, passando a realmente alçar voo. Em poucos meses seguiu-se a entrada de mais uma escritora (e jornalista), Germana Zanettini, e de uma produtora (e administradora), Natane Abreu.
Em seu histórico inicial, dos primeiros dez livros, a editora já se identifica como especializada em poesia. Além dos livros, a editora também produz CDs, pois, desde o início, a música fez parte de seu escopo de trabalho (não só para os editores que começaram o grupo, mas, também, para os que entraram depois).
x
FBCU
FBCU
O Festival Brasileiro de Cinema Universitário (FBCU) é o principal exibidor de produção audiovisual universitária brasileira e internacional no País. Com origem em Niterói (RJ), há 18 anos vem ganhando visibilidade e respeito dentro do setor da produção cinematográfica, levando a discussão e a produção colaborativa para estudantes de audiovisual no intuito de ampliar o espaço para exibição de seus filmes.
x
Mateus Sartori
MATEUS SARTORI
Mateus Sartori tem dois CDs lançados: “Todos os Cantos” (2006) e “Dois de Fevereiro” (2008), este último dedicado à obra de Dorival Caymmi e alvo de felizes críticas da imprensa. Nascido em Franca, Sartori reside em Mogi das Cruzes, cidades do interior paulista. Arquiteto por formação, canta desde os 13 anos, tendo passado por corais de igreja e festivais de música, até compreender que realmente o canto falava mais alto do que seu diploma. Seu primeiro trabalho, o CD “Todos os Cantos”, contou com as participações de Guinga, Renato Braz e Nailor Proveta. Atuou em shows ao lado de Ivan Lins, Guilherme Arantes, Danilo Caymmi e Flávio Venturinni. Entre suas influências, Ney Matogrosso, Mônica Salmaso, Nana Caymmi e Elis Regina.
x
FESTIVAL ‘ASSIM VIVEMOS’
FESTIVAL ‘ASSIM VIVEMOS’
O evento, que acontece a cada dois anos, traz uma programação de filmes que instiga o público a reavaliar a sociedade em relação aos portadores de deficiência e suas possíveis limitações.Como não poderia deixar de ser, desde a sua criação, em 2003, o evento conta com uma infraestrutura focada na acessibilidade, com catálogos em braille, interpretação em Libras, legendas closed caption, salas com acesso a cadeirantes e audiodescrição. No circuito, o evento não atua apenas como festival de cinema. A abrangência do Assim Vivemos faz do festival uma verdadeira celebração da inclusão cultural no Brasil, uma vez que colabora, de forma decisiva, para a inserção de pessoas que, usualmente, não frequentariam programas culturais.
x
APOGLBT
APOGLBT
Fundada em 1999, a Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo (APOGLBT) é uma entidade civil de direito privado sem fins lucrativos destituída de natureza política partidária ou religiosa. Tem como missão a luta pela cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT), assim como a promoção da visibilidade e autoestima desta população, além de esclarecer a sociedade para o fim da discriminação e do preconceito. Desenvolve diversos programas para a promoção da igualdade de gênero, identidade e orientação sexual, prevenção às DST/AIDS e contenção da violência homofóbica. Entre suas realizações de maior visibilidade está a organização do Mês do Orgulho LGBT de São Paulo, calendário anual de atividades sociopolíticas, educacionais e culturais, no qual está inserida a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo.
x
PRIMAVERA DOS LIVROS
PRIMAVERA DOS LIVROS
Primavera 2009: de 10 a 13 de setembro de 2009 – Centro Cultural São Paulo
Primavera 2008: de 25 a 28 de setembro de 2008 – Centro Cultural São Paulo
A Primavera dos Livros é, simultaneamente, um evento cultural e comercial. De um lado, proporciona rico contato do público-leitor com autores, editores, intelectuais e outros atores da cadeia produtiva do livro e, de outro, fortalece os empreendedores culturais como profissionais e gestores de seus negócios ao possibilitar o encontro e a troca de experiências entre eles. A feira existe desde 2001 e recebe uma média de 25 mil leitores a cada edição. A Primavera, como é chamada no meio literário, defende políticas conscientes que garantam a diversidade no mercado editorial e a valorização da sustentabilidade do editor e do livreiro independente. A programação cultural do evento é riquíssima, com apresentação de grupos folclóricos, contadores de histórias, poemas, música e debates.
x
MIRAÇÃO
MIRAÇÃO
Gaúcho radicado em São Paulo e com uma mão fincada nas raízes e culturas afro-brasileiras, Wagner Pinto inspira-se em ritos, mitos, e simbologias da Umbanda, dos orixás e do Santo Daime para o seu trabalho “Miração”. Nessa série, o artista utiliza técnicas com nanquim, grafite e acrílica sobre papel. O resultado surpreende pela roupagem moderna com a qual ele veste simbolismos de cultos ancestrais, fugindo do lúdico óbvio. Com um trabalho contemporâneo que mescla desenho e pintura, o público pode admirar camadas de linhas que formam uma profusão de cores intensas e contrastantes, símbolos e grafismos abstratos que imprimem força e movimento. Os trabalhos do artista já foram vistos em veículos como Zupi, MTV e na revista espanhola Rojo.
x
Editora Anita Garibaldi
Editora Anita Garibaldi
“Ponto de Cultura - o Brasil de Baixo para Cima” é o título da obra de Célio Turino, mestre em História pela Universidade de Campinas (Unicamp). O livro reúne relatos de experiências vividas pelo autor com o programa Pontos de Cultura. A convite do então ministro da Cultura, Gilberto Gil, Turino desenvolveu esse projeto de política pública voltado para a democratização da cultura, possibilitando a expressão de suas múltiplas identidades. A obra não é institucional e foge do clichê. O autor conta como o contato próximo com as pessoas se refletiu em sua trajetória de homem social e político. Turino acompanhou de perto o cotidiano de cidadãos comuns e extraordinários que deixaram de assistir para existir e passaram a exercer seu direito de manifestar-se culturalmente.
x
FERNANDA GUEDES
FERNANDA GUEDES
Na exposição “I Love the Nightlife”, realizada em dezembro de 2008 no Vegas Club, em São Paulo, a ilustradora Fernanda Guedes retrata o “povo da noite” que lota os clubs mundo afora com sua disposição inabalável de se divertir. Brincar com as possibilidades, como formar novos casais, mudar pessoas de cidade, especular sobre suas preferências e tentar achar o ambiente perfeito para encaixá-las resultou numa série de 40 desenhos fascinantes, nos quais materiais simples como hidrocores e canetinhas aliaram-se ao olhar astuto e ao traço estiloso da artista, transpondo para o papel as vibrantes cores da noite e seus habitantes.
x
DR. JULIO PERES
DR. JULIO PERES
Assinado pelo psicólogo clínico e neurocientista Julio Peres, "Trauma e Superação: o que a Psicologia, a Neurociência e a Espiritualidade Ensinam" é um convite à reflexão em busca de melhor qualidade de vida. O livro aborda conceitos de traumas, percepção, memória, personalidade, espiritualidade, religiosidade, saúde, psicoterapia especializada e superação e responde questões sobre o que desencadeia o trauma psicológico e quais são os processos e mecanismos capazes de promover sua superação. A obra também revela a natureza das experiências traumáticas, seu impacto psicológico no indivíduo e os métodos eficazes de tratamento terapêutico, assim como os aspectos psicológicos e o importante conceito de resiliência aliada à espiritualidade. Dividido em 15 capítulos, o livro também chama a atenção dos leitores para a compreensão das crenças que norteiam as dinâmicas de comportamento relacionadas a princípios apreendidos no convívio familiar e social influenciados pela religiosidade e pela cultura.
x
TEATRO DO ORNITORRINCO
TEATRO DO ORNITORRINCO
“A MEGERA DOMADA”
Uma das principais companhias de teatro do Brasil, o Teatro do Ornitorrinco, nome inspirado no animal em extinção ( um híbrido de mamífero e ave), foi criado por Luiz Roberto Galízia, Cacá Rosset e Maria Alice Vergueiro, todos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). A estreia do grupo, em 28 de maio de 1977, com “Os Mais Fortes”, uma compilação das obras de August Strindberg “A Mais Forte”, “O Pária” e “Simun”, provocou rebuliço no meio teatral. As apresentações, à meia-noite no porão do Teatro Oficina, conferiram ao espetáculo uma estética underground. Ainda em 1977, o grupo apresentou o musical “Ornitorrinco Canta Brecht e Weill”, com tradução e adaptação de letras e canções da “A Ópera dos Três Vinténs”, de Bertolt Brecht. Após sucesso de dois anos, a companhia entrou em recesso. Galízia foi para os Estados Unidos concluir o doutorado e Rosset e Maria Alice participaram de outras produções. Cida Moreira, que entrara para o grupo na última montagem, seguiu carreira como cantora. Em 1982, eles se reencontraram para encenar mais uma vez Bertolt Brecht e Kurt Weill, com Mahagonny Songspiel. Entre os muitos atores que deixaram sua marca na trajetória do Ornitorrinco, figuram Rosi Campos, José Rubens Chasseraux, Chiquinho Brandão, Ary França, Eduardo Silva, e Christiane Tricerri.
x
INSTITUTO DE DESEFA DO DIREITO DE DEFESA
INSTITUTO DE DESEFA DO DIREITO
DE DEFESA (IDDD)
LANÇAMENTO DO LIVRO “O DIREITO DO OLHAR – PUBLICAR PARA REPLICAR”
“O Direito do Olhar - Publicar para Replicar” é o título do livro lançado pelo Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD) em parceria com a Associação Novolhar, resultado do concurso cultural realizado em unidades prisionais e casas de custódia femininas da cidade de São Paulo. A obra reúne todo o desenvolvimento do concurso e é composta por poemas, contos, desenhos e fotografias, entre esses os contemplados com prêmios e menções honrosas e, depois, selecionados para exposição. O projeto do livro foi contemplado pelo processo de seleção pública do Programa Petrobras Cultural, no segmento de Educação para as Artes, que, entre seus objetivos, visa ao desenvolvimento, por meio da arte, da capacidade criadora e da noção de pertencimento à sociedade.
x
Remote Latin America
Remote Latin America
O termo “imersão”, quando aplicado ao turismo, evoca uma compreensão diferenciada acerca dos conhecimentos dos cenários, da cultura e da sociedade de determinada localidade. É exatamente esta a especialidade do SUL Hotels, liderado por Roberto Bitelman e Clara Davies, e organizador do “Remote L.A.”, evento que traz inovações para o setor a partir de experiência unindo 60 agências e operadoras brasileiras a 60 hotéis de toda América Latina em três dias repletos de atividades a bordo do Iberostar Grand Amazon, reconhecido hotel flutuante que cruza as águas dos rios Amazonas, Negro e Solimões.
A escolha dos hotéis para o evento está relacionada à atividade verdadeiramente curatorial, galgada na experiência de Roberto e sua equipe, que promove avaliação a partir de características como preocupação para com a sustentabilidade e potencial para oferecer verdadeiras experiências de vida aos hóspedes, às quais devem sempre estar aliadas à estrutura de alto padrão no que diz respeito a conforto e privacidade.
O Remote L.A. tem por sustentação uma série de ações, entre reuniões de negócios, palestras, eventos sociais e passeios pela Amazônia. De acordo com Bitelman, o formato, até então inédito, é “oportunidade única para troca e descoberta de destinos incríveis, com o que há de melhor em serviços, visando o aquecimento de um mercado com impressionante capacidade de expansão”.
x
SÁ EDITORA
SÁ EDITORA
LANÇAMENTO DO LIVRO “CARTAS AO CÃO”
Romance de estreia de Tatiana Busto Garcia, “Cartas ao Cão” apresenta duas narrativas. A que se passa nos tempos atuais é protagonizada por Nola, uma arquiteta que mora em São Paulo com seu fiel companheiro, o buldogue Kojak, e Tom, o irmão gay que trabalha como modelo. A outra história ocorre 20 anos antes, em Santos, e tem como personagem principal a menina Lúcia, de oito anos. Prestes a fazer aniversário, a garota quer se esconder de tudo e todos, para que ninguém descubra seu segredo: ainda faz xixi na cama. Ambas as histórias têm protagonistas observadoras e cheias de devaneios, que, na verdade, parecem buscar seu lugar no mundo. Durante o romance, situações inesperadas e revelações entrelaçam as duas tramas e deixam o leitor sem fôlego.
x
Princess
Princess
A Princess nasceu em 2004, a partir de um sonho e de uma grande vontade de empreender. Karen Abuhab abriu a primeira loja na emblemática Rua Oscar Freire, nos Jardins, em São Paulo. Hoje, a marca acompanha a mulher que se destaca e está em constante mudança e evolução, criando coleções exclusivas, em que cada item é minuciosamente concebido e desenvolvido internamente, passando pelos processos de pesquisa de tendências e temáticas e detalhado estudo de estampas, cores e modelagens. Todo esse cuidado se traduz em peças de edição limitada do 34 ao 42. Complementarmente, acessórios e materiais nobres compõem o look, reforçando e valorizando a feminilidade. Atualmente, a Princess conta com mais duas lojas próprias, além da Oscar Freire: uma no Shopping Iguatemi, outra no Shopping Pátio Higienópolis. Também mantém um show room na Rua Barão de Capanema, nos Jardins, onde recebe representantes de multimarcas localizadas fora de São Paulo.
x
LIVROS DE SAFRA
LIVROS DE SAFRA
Fundada em 2010 pelos empreendedores da bem-sucedida Negócio Editora, adquirida em 2002 para o grupo anglo-holandês Elsevier, a Editora Livros de Safra tem quatro selos que focam diferentes tipos de publicação. O Alfaiatar é o que se chama de vanity publishing (presta serviços editoriais e comerciais para autores que valorizam a visão, a estética e o modo profissional de atuar). O selo Impressão Régia é focado em obras de Direito, enquanto o Da Boa Prosa faz livros de ficção e não-ficção com apelo mais comercial, embora sempre atento ao controle rígido da seriedade dos temas e das abordagens desenvolvidas pelos autores. Por sua vez, o selo Virgilia contempla conteúdo mais literário, ficção ou não-ficção, com linguagens mais sofisticadas.
x